Embora tenha suas origens lá nos anos 60 e 70 (com as versões caseiras americanas de filmes de terror famosos), foi com a internet que esta categoria ganhou o mundo. Após o surgimento de Troops, uma espécie de COPS do Império Galáctico filmado em uma praia qualquer dos Estados Unidos, uma série de vídeos baseados em franquias famosas de Sci-Fi (principalmente do universo de Star Wars e no universo Trekkie) pululou pela rede. Abaixo, você pode conferir dois ótimos exemplos desta leva: Ryan VS Dorkman traz dois jovens a paisana que se desafiam no melhor combate com sabres de luz da história; já Star Wreck – In The Pirkinning fecha uma série de paródias finlandesas ao universo de Jornada nas Estrelas desenvolvidas desde 1992 por Samuli Torssonen, um fanático por efeitos visuais.
Esta febre de filmes baseados em ficção científica foi seguida de perto pelos fan films de super-heróis. Com o surgimento de Batman – Dead End, dirigido por Sandy Collora (um designer de Hoolywood que resolveu filmar um crossover de Batman, Predador e Aliens chamando alguns amigos e bancando do próprio bolso), vimos que um filme de super-heróis não precisa de um orçamento milionário para ser bom (tanto que, por quase cinco anos, o curta de Collora foi considerado o melhor espécime cinematográfico baseado no homem-morcego).
Depois de Dead End, muitos outros fan films baseados em personagens de HQs famosas ganharam as telas da internet (dos mais conhecidos como Robin; e Superman, até os mais obscuros como o truculento Lobo em The Lobo Paramilitary Christmas Special
Nenhum comentário:
Postar um comentário